Sobre o APHRC

O Centro Africano de Investigação sobre População e Saúde (APHRC) é uma instituição de investigação internacional líder em África, com sede em Nairobi, Quénia. O APHRC realiza investigação relevante para as políticas sobre população, saúde, educação, urbanização e questões de desenvolvimento relacionadas na África Subsariana. A nossa visão é transformar as vidas africanas através da investigação e empenhamo-nos fortemente na produção de provas, reforçando a investigação e a capacidade relacionada no ecossistema africano de I&D e informando a política para a ação na saúde e no desenvolvimento. Informadas pelas prioridades de desenvolvimento globais e continentais, as equipas do APHRC orientam as suas agendas de investigação, movidas pela convicção de que África e as evidências geradas em África devem estar na vanguarda das decisões que apoiam um melhor crescimento e desenvolvimento. A chave para a força do Centro como colaborador e gerador independente de evidências é o seu compromisso com a excelência na conceção e implementação de projectos. O centro desenvolve o seu trabalho através de quatro áreas temáticas críticas: Saúde e Bem- estar, Desenvolvimento Humano, Dinâmica Populacional e Urbanização e Ciência e Avaliação de Dados.

Dentro destas áreas temáticas, o avanço da ciência da saúde mental em África é um dos objectivos estratégicos da APHRC. A visão estratégica para a saúde mental 2020-2026 visa transformar o ecossistema da saúde mental em África e compreender a trajetória e a resolução das condições de saúde mental através de programas de capacitação, estratégias a vários níveis baseadas em evidências, e geração de evidências, partilha e criação de consensos sobre o diagnóstico, tratamento das condições de saúde mental e prestação atempada de serviços e cuidados de saúde mental em África.

Sobre o Prémio de Dados de Saúde Mental África

O Centro Africano de Investigação sobre População e Saúde (APHRC), juntamente com o nosso parceiro, Wellcome, tem como objetivo impulsionar uma mudança transformadora em áreas relacionadas com a ansiedade, depressão e psicose. Esta iniciativa do Prémio de Dados visa atrair uma massa crítica de diversos participantes africanos, que serão subsequentemente convidados a participar em projectos multidisciplinares para compreender e desenvolver novas soluções que possam abordar as condições de saúde mental, como a ansiedade, a depressão e a psicose, e o papel relacionado com os dados ou as provas no processo. O projeto visa compreender o que funciona na prevenção, no tratamento e na gestão da ansiedade, da depressão e da psicose, bem como promover uma mudança transformadora no contexto africano, de acordo com as prioridades das pessoas que sofrem destes problemas. Encorajamos os investigadores e cientistas da saúde mental em toda a África a utilizar os dados existentes para responder a questões de investigação relacionadas com a saúde mental ligadas à ansiedade, depressão e psicose, e para melhorar a compreensão da sua trajetória nos contextos africanos. Será apoiada uma abordagem multidisciplinar, incluindo a ciência dos dados e a investigação científica de implementação, para acelerar a implementação de investigação e intervenções mais direccionadas e sustentáveis no domínio da saúde mental para (1) compreender os sistemas complexos, incluindo os determinantes sociais e estruturais da saúde mental, e identificar intervenções e estratégias de implementação mais direccionadas para a prevenção, tratamento e cuidados das condições de saúde mental; (2) avaliar a implementação de conhecimentos baseados em dados; (3) integrar um envolvimento significativo da comunidade e dos parceiros de implementação em todas as fases da investigação.

O objetivo do Prémio de Dados de Saúde Mental para África é produzir resultados ou soluções tangíveis e escaláveis que apoiem a investigação no domínio da saúde mental e gerem conhecimentos/evidências baseados em dados adaptados às necessidades e prioridades da população africana, reforçando simultaneamente a capacidade de dados no continente. Para o efeito, os objectivos específicos do concurso para o Prémio de Dados de Saúde Mental em África são

  • Apoiar a ciência de dados fiável para transformar a forma como a investigação em saúde mental resolve os desafios em torno da ansiedade, depressão e psicose em África através de uma abordagem colaborativa.
  • Gerar ferramentas baseadas em dados tangíveis e escaláveis para melhorar a nossa compreensão da ansiedade, depressão e psicose e a melhor forma de intervir em África.
  • Gerar informações baseadas em dados para adaptar o diagnóstico, o tratamento e os cuidados de saúde mental e facilitar o apoio à decisão entre os principais utilizadores, como clínicos, profissionais de saúde da linha da frente e decisores em África.

O que faz o APHRC?

O APHRC desempenhará um papel fundamental no prémio de dados através da execução das seguintes actividades principais

Gestão do prémio

Gestão do prémio

  • Desenvolver princípios orientadores para a gestão do prémio de dados e definir áreas temáticas
  • APHRC será responsável pela gestão do projeto, incluindo a gestão do apoio subcontratado, monitorizando os riscos e as questões e assegurando a sua execução.
  • Rever e finalizar o conteúdo e os princípios do prémio: A APHRC estabelecerá os critérios de elegibilidade, os critérios de seleção, o painel de seleção, o conselho consultivo e a estrutura do prémio de dados.
  • Organizar e dirigir o processo de seleção para identificar 5 a 10 projectos multidisciplinares que receberão o prémio em dinheiro e gerir os prémios em nome da Wellcome
  • Organizar um evento de lançamento para apresentar os resultados dos projectos, no final da fase de 12 meses do prémio.

Reforço de capacidades

  • Fornecer apoio e formação personalizados aos participantes interessados sobre os princípios básicos da investigação em dados e saúde mental, análise estatística avançada, introdução a algoritmos de aprendizagem automática e modelos de linguagem de grande dimensão, tomada de decisões com base em provas e avaliação do impacto.

Estabelecimento de parcerias

  • Chegar a comunidades relevantes e a potenciais participantes, como cientistas de dados e investigadores africanos, através de diferentes canais. Reunir a comunidade científica da saúde mental para forjar uma agenda comum de investigação sobre saúde mental em torno de intervenções eficazes para a ansiedade, a depressão e a psicose.
  • Criar uma comunidade de investigação multidisciplinar no domínio da saúde mental: Conduzir um exercício de seleção para ajudar os candidatos a juntarem-se a equipas multidisciplinares adequadas, através do qual serão apresentados indivíduos com conhecimentos, competências e antecedentes diferentes para colaborarem e desenvolverem uma proposta em conjunto. Estas actividades reunirão a comunidade científica da saúde mental para forjar uma agenda comum de investigação sobre saúde mental em torno de intervenções eficazes para a ansiedade, a depressão e a psicose.
  • Apoiar a abordagem da ciência dos dados para transformar a investigação em saúde mental e os desafios em torno da ansiedade, depressão e psicose em África através de uma abordagem colaborativa.

Análise do panorama da investigação existente no domínio da saúde mental

  • Fazemos uma análise dos conjuntos de dados existentes em todo o continente africano que podem ser utilizados como parte deste prémio.
  • Finalizar e fornecer acesso a fontes de dados de todo o continente e apoiar as equipas durante o prémio.

Valeurs et principes

O projeto do prémio de dados de saúde mental do APHRC visa construir uma comunidade científica de saúde mental mais diversificada e inclusiva, sustentada por um foco partilhado na procura de novas soluções. Por conseguinte, encorajamos e valorizamos vivamente os seguintes aspectos:

  • Colaboração: Encorajamos vivamente a conceção de investigação interdisciplinar para a ciência e soluções de saúde mental. Qualquer investigação concebida através da colaboração de investigadores de diferentes disciplinas sobre a mesma questão contribui, em última análise, para a nossa compreensão das condições de saúde mental em África.
  • Inclusão e representação: Dada a diversidade geográfica da região africana, os investigadores de todas as regiões estarão adequadamente representados para ajudar a tornar a ciência da saúde mental mais diversificada e inclusiva.

Envolvimento das principais partes interessadas, tais como pessoas com experiência vivida: Valorizamos fortemente o envolvimento do envolvimento da comunidade, especialmente aqueles que buscam a contribuição de pessoas com experiência vivida de problemas de saúde mental.

Transparência: Os objectivos, critérios, processo de avaliação e atribuição de financiamento serão transparentes. Todas as comunicações e actividades em curso no âmbito deste prémio de dados de saúde mental serão públicas, o painel de seleção e os critérios são concebidos para serem objectivos e geridos de acordo com esta orientação.

Respeito: Criamos um ambiente de respeito baseado na confiança, segurança e excelência, promovendo a cooperação e a consideração de diversas perspetivas. O respeito é o nosso dever de mostrar uma elevada consideração por nós próprios, pelos outros e pelos recursos que nos são confiados.

Equidade: Acreditamos que as nossas decisões são imparciais e objectivas. A nossa conduta deve ser isenta de interesses próprios concorrentes, preconceitos e favoritismos. Reexaminamos constantemente a nossa imparcialidade e objetividade, tomando medidas correctivas conforme apropriado.

Honestidade: Procuramos sinceramente entender a verdade e incentivamos comunicações e condutas verdadeiras, oportunas e precisas.

Capacidade de resposta: Valorizamos uma comunicação forte e atempada com todos os candidatos interessados. Compreenderemos a recolha de conjuntos de dados existentes em todos os continentes e facilitaremos o acesso a essas fontes de dados

Além disso, incentivamos os participantes no prémio a seguir as seguintes regras e princípios

  • Considerações éticas e privacidade de dados na conceção e implementação de projectos e adoção da privacidade de dados.
  • Considerações sobre transparência, integridade e responsabilidade nos principais processos
  • Abordagens baseadas em provas, recorrendo à investigação estabelecida e às melhores práticas no domínio da saúde mental.
  • Inovação: adoção de soluções que abracem a criatividade e o pensamento inovador.
  • Impacto: fazer uma diferença tangível na saúde mental dos indivíduos e das comunidades.
  • Colaboração: Incentivar a colaboração entre participantes, partes interessadas e parceiros.
  • Envolvimento da comunidade da APA: afetada por problemas de saúde mental na conceção, implementação e avaliação
  • Feedback e aprendizagem: Abraçar a aprendizagem e a melhoria contínuas.
  • Diversidade e inclusão: Reconhecer-se acessível e acolhedor para todos, independentemente da sua origem
  • Sustentabilidade: Considerar a sustentabilidade a longo prazo das soluções, abordagens com impacto duradouro.
  • Escalabilidade: Procurar soluções que possam ser ampliadas para atingir uma população mais vasta ou replicadas. As descrições detalhadas do RFP, o âmbito do trabalho, as áreas temáticas, os critérios de elegibilidade e de avaliação, o processo de revisão, o painel de seleção e a notificação do procedimento de adjudicação serão comunicados muito em breve.

Datas importantes

Call for capacity building program registration

22nd December,2023

Orientations and Q and A session for registered applicants

5th February,2024

Launch capacity building program

9th February,2024

Start team building and match making

15th March,2024

Release RFP

1st July,2024

Deadline for submissions

30th July,2024

Final Announcement

30 September,2024